Caros Amigos, com o propósito de divulgar as actividades da Santa Casa da Misericórdia de Odemira tenho a felicidade de apresentar o site da instituição, procurando assim dar a conhecer aos Odemirenses a identidade desta instituição que pertence à comunidade e por ela foi fundada com o objectivo de cumprir as Obras de Misericórdia.
A Misericórdia de Odemira assume com humildade, a sua dimensão de agente de desenvolvimento local e da economia social, vocacionada para o apoio às famílias, a coesão territorial, o combate à desertificação do território, geradora de emprego sustentável, promotora de inclusão social, tudo em nome da solidariedade, matriz da nossa actividade.
Em face das perspectivas demográficas nacionais e locais, uma das prioridades da nossa instituição é dar vida aos anos, pela via do envelhecimento activo, principal veículo para adiar as fragilidades ocorrentes no ocaso da vida.
Sendo necessário privilegiar a inovação, quer no apoio em casa, quer no apoio ao Idoso residente em Lar, assim como ao nível dos cuidados integrados de média e longa duração, pois o perfil do utente Idoso evolui em termos culturais, comportamentais e tecnológicos, temos que estar na linha da frente para responder aos novos desafios, com um olhar adequado ao tempo que passa e ao futuro que se aproxima.
Uma das respostas com vista a corresponder às expectativas dos nossos Idosos passa obrigatoriamente pela relação entre gerações, pois é dessa descoberta, partilha e transmissão de emoções intergeracionais, conhecimentos e Afectos que se quebram as barreiras de isolamento, se promove o envelhecimento activo e se desenham respostas sociais humanizadas.
Renegar as nossas “raízes” é anular a nossa identidade, é viver uma vida sem passado e sem rumo para o futuro, cientes disso os Odemirenses são uma comunidade Amiga dos Idosos.
Amizade edificada em redes de apoio entre vizinhos, parentes e conhecidos, sendo esse o suporte primário quando aparecem os primeiros sinais de dificuldades, é para esses Odemirenses que a Misericórdia diz - presente!
Permitam-me um cumprimento muito especial a todos os Odemirenses pois é graças a eles, que os de fora afirmam que Odemira é uma comunidade Amiga dos Idosos, como Provedor é gratificante ouvir essa afirmação.
Sintam-se Bem na casa do Bem que é a nossa Santa Casa.