A 7 de Novembro de 1975 foi integrada na Santa Casa da Misericórdia de Odemira a Fundação Maria Júlia Brito Pais Falcão, com sede na Rua Maria Júlia Brito Pais Falcão, em Colos. A Fundação tinha como objetivo, de acordo com o indicado em testamento, a criação de dois institutos: A Casa de Repouso de Santo António (atual Lar de Colos) e a casa de trabalhos de S. José para meninas.
O Lar de Idosos de Colos, designado por Casa de Repouso de Santo António, funciona através de acordo de cooperação típico, celebrado com o Centro Distrital de Segurança Social de Beja, em 29 de Outubro de 1987.
A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Odemira, esta sedeada na Rua Maria Júlia Brito Pais Falcão, em Colos, com acordos de cooperação para 41 utentes.
Esta estrutura residencial é destinada a pessoas idosas com idade igual ou superior a 65 anos de idade.
A Casa de Repouso de Santo António tem como objetivos: proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas, contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo, criar condições que permitam preservar e incentivar a relação intrafamiliar e potenciar a integração social através da prestação dos seguintes serviços: alojamento permanente, alimentação, cuidados de higiene e conforto pessoal, cuidados de enfermagem, tratamento de roupas pessoais, limpeza e arranjo diário dos aposentos e uma vigilância de 24 horas por dia.
O quadro de pessoal é constituído por uma equipa técnica multidisciplinar, de profissionais qualificados e habilitados para prestar o melhor apoio aos utentes. Esta equipa é dividida por Auxiliares de Serviços Gerais, Cozinheiras, Ajudantes de Cozinha, Ajudantes de Ação Direta, Encarregado de Serviços Gerais, Enfermeiro, Animadora Socio Cultural, Dietista e Assistente Social que acumula o cargo de Diretora Técnica. Em prestação de serviços, existe o serviço de Fisioterapia (8h por semana).
A Instituição assegura o acesso dos utentes a cuidados de saúde. Na área da enfermagem, o enfermeiro está presente 7 horas por dia, todos os dias uteis, faz a supervisão/ acompanhamento diário dos utentes integrando as indicações médicas e orientando o trabalho das 12 ajudantes de ação direta que acompanham os utentes 24 horas por dia.