A Igreja da Misericórdia, conhecida como Igreja de Santa Isabel, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Odemira, localizada na vila de Odemira, sede de concelho com o mesmo nome e integrado no distrito de Beja, foi construída nos finais do séc. XVI, sendo fundada a sua irmandade em 1569 (conforme o primeiro livro de atas). Na segunda metade do séc. XX foi profanada tendo tido diversas funções civis desde então.
Segundo estudo realizado pelo autor Jorge Rodrigues (2015), o estilo arquitetónico presente nesta construção é o estilo maneirista erudito e pouco comum na região, em que é visível uma planta retangular longitudinalmente, sendo que do lado direito do corpo principal do templo foi erguida a sacristia assim como outras dependências.
Relativamente ao interior, e de acordo com a mesma fonte, «…destaca-se ainda uma curiosa ligação entre a planta retangular e o estilo oval, um estilo incomum neste tipo de construções, apresentando uma unificação de espaço harmonizado muito ao estilo da nave da sua capela-mor. Relevo ainda para a sua pintura mural e pintura a fresco, pouco comum nesta região do Alentejo, onde é visível a presença da representação de vários Santos…»
Quanto ao exterior a notoriedade vai para a sua fachada onde é visível um interessante portal de estilo maneirista, de construção retangular a nível de longitude. Este portal é ainda constituído por três pilastras (uma do lado direito, uma ao centro e outra do lado esquerdo), tendo a sua fachada no alto um nicho com volutas, onde se encontrava anteriormente uma imagem de Nossa Senhora da Visitação em pedra, e que foi retirada, tendo integrado uma exposição itinerante de Arte Sacra. Atualmente está exposta no Lar Nossa Senhora da Visitação, em Odemira, a quem deu o nome.
Contudo, na segunda metade do século XX este templo cristão acabou por ser profanado, levando a diversas alterações na sua estrutura, e perdendo grande parte da sua decoração interior, apesar de manter o seu estilo original, o estilo maneirista.
O valor patrimonial da Igreja da Misericórdia, situada no centro histórico da vila de Odemira, levou à sua classificação como Imóvel de Interesse Público, conforme portaria nº505/2011 de 18 de abril.
De acordo com o Município de Odemira, a Igreja da Misericórdia «possui um grande interesse histórico e artístico. Representativo do Maneirismo, na arquitetura e na decoração pitórica do interior, este edifício é único no âmbito do património religioso construído no concelho de Odemira e destacável no próprio contexto regional».
A Igreja da Misericórdia de Odemira foi cedida pela Santa Casa da Misericórdia à Câmara Municipal através de um contrato de comodato, sendo que o mesmo visa a recuperação e valorização do imóvel, «para potenciar a sua importância histórica e utilização para fins culturais e sociais», declara a autarquia.
O Município de Odemira pretende assim «definir um Programa de Intervenção e Valorização tendo em vista o planeamento e realização de uma programação cultural, em articulação com a Santa Casa da Misericórdia de Odemira e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, após uma intervenção arquitetónica no edifício que passa pela recuperação dos frescos que o monumento encerra no seu interior, bem como na zona adjacente ao imóvel».
Esta recuperação e valorização será objeto de candidatura a fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020.